A Dança do Ventre possui uma infinidade de movimentos e de demonstrações maravilhosas. Há um segmento da linha de aprendizado esotérica que separa os ritmos em dois: lunares e solares.
Os lunares são os movimentos ondulados e redondos. Já os solares são os bem marcados como batidas de quadril, shimie e pulsação do ventre.
Aqui, veremos os movimentos iniciais para ter uma noção do que é praticar a Dança do Ventre, mas antes de explicar alguns movimentos utilizados na dança do ventre, conheceremos um pouco sobre o significado de alguns deles.
SIMBOLOGIA X MOVIMENTOS
A cabeça : desloca-se como uma serpente.
Os braços : asas de um pássaro voando, serpente se movimentando.
As mãos : representam as flores, os peixes , o ar , a água , o fogo . É onde se expressa a graciosidade da bailarina.
O busto : é onde está a sensualidade , mas também o amor maternal.
Os ombros : dão ritmo mágico à dança.
O ventre : pulsa, vibra, ondula, mostrando a magia de gerar uma vida.
A sinuosidade (quadris e tronco ): desperta o inconsciente , revela emoções reprimidos e libera a energia vital da mulher.
Os pés : desenham no solo os símbolos sagrados.
Os olhos : mostram a força magnética da conquista.
Camelo: correr das águas.
Shimies : fogo, o despertar da kundalini (nossa serpente de fogo adormecida na base da coluna).
Redondo grande: força da Mãe Terra.
PASSOS
Redondo pequeno - girando o quadril encolhendo e soltando a barriga, mantendo-o no mesmo lugar.
Redondo médio - sem alternar os joelhos projete o quadril para frente, lado, atrás outro lado, reproduzindo um pequeno círculo.
Redondo grande - igual ao anterior porém a projeção para trás é maior.
Oito para a frente - coloque o quadril para o lado e torça levemente para frente, leve o quadril para o outro lado,(sem levantar o calcanhar), desenhando um oito deitado ao chão.
Oito para trás - igual ao anterior só que torcendo o quadril para trás após a lateralização do mesmo.
Oito egípcio ou para cima - leve o quadril para o lado em seguida para cima levantando suavemente o calcanhar para subir o quadril.
Oito maia ou para baixo - elevando o quadril para cima e em seguida leve para o lado descendo o calcanhar lentamente. Suba ou outro lado e leve o quadril para fora, mesmo lado que você subiu.
Camelo para baixo - pernas afastadas e levemente flexionadas. Quadril encaixado, inclinado á frente, leva-se a pelve para trás e depois para frente, mantendo a altura dos ombros.
Camelo para cima - pernas afastadas e joelhos relaxados. Quadril solto projetado á frente, encaixa-se o quadril deslocando-o para trás com o abdômen encolhido, leve o peso para trás assim e relaxe quando o peso estiver no calcanhar.
Ondulação - enche-se primeiro a parte superior da barriga empurrando o ar para baixo de uma forma contínua sem mexer o tronco. É feita também de baixo para cima. Este movimento simboliza o parto ou o ato de dar a luz. Há também uma respiração rápida na barriga, produzindo um tremido.
Batida lateral - transfira o peso de um lado para o outro do quadril, produzindo batidinhas ( como a que usamos para fechar a porta da geladeira) para os lados.
Shimmy - São vibrações/ tremidos feito com alternância dos joelhos levemente flexionados, feito de forma rápida.
Tremido ou shimmy de peito - sacode-se os ombros de um lado para o outro rapidamente. Todos os movimentos que envolvem peito/busto, devem ser feitos com cuidado para não vulgarizar a dança.
Básico egípcio - em posição ereta coloca-se uma perna em frente a outra. A da frente fica sempre em meia ponta alta. Então sobe-se o lado do quadril que tem a perna à frente, baixa, sobe e chuta com o pé. Pode ser feito lento ou rápido. Dele há variações para acompanhar os ritmos, como subindo e descendo o quadril sem chutar, etc.
Peito / Busto - é possível fazer vários desenhos com os seios, as vogais, o oito na vertical e horizontal, arcos, círculo e a letra "s".
Pescoço - é o movimento que se faz com a cabeça deslocando-a para um lado e para o outro ou ainda produzindo um círculo.
Twist - coloque uma perna em frente á outra, transfira o seu peso para a perna da frente, depois para a de trás, quando for à frente, faça uma torção leve para dentro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário