segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Danças indianas


Dança Bhangra


O Bhangra é um estilo de música e dança folclóricos do estado do Punjab, na Índia, que atualmente tem sido remixada com vários outros tipos de músicas e tem se tornado muito popular em todo o mundo e principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde a comunidade indiana é grande.

Já a dança Bollywood (junção das palavras Hollywood com Bombay – capital cinematográfica da Índia) surgiu da famosa indústria cinematográfica indiana e acabou se tornando um estilo de dança. Esse estilo de dança consiste em uma fusão de danças indianas clássicas e folclóricas (tendo como principal elemento o Bhangra) com outros estilos orientais e ocidentais (clássicos, modernos, contemporâneos e folclóricos).As danças indianas são famosas por seu ritmo contagiante e a frenética batida do “dhol”, uma espécie de tambor.

As músicas são tão animadas que nenhum indiano (e nenhum brasileiro) consegue ficar parado.

O melhor de tudo é que essas danças alegres e energéticas também fazem muito bem à saúde. Os benefícios são inúmeros, tais como condicionamento físico, perda calórica e fortalecimento muscular,além da dança ajuda também a relaxar e aliviar o stress.

As partes do corpo mais trabalhadas são as pernas, os braços, os glúteos, o abdômen, as costas e o peitoral. Os exercícios ajudam a melhorar o equilíbrio, a memória motora e a autoconfiança.
“Cada região da Índia possui ritmos e músicas diferentes. As músicas mais populares são de filmes de Bollywood”.
Nas danças como Bhangra e Bollywood, usam-se roupas tradicionais como Langhas ou Sarees para as mulheres e Kurta Pyjama para os homens.

Na Índia existem vários tipos de danças, folclóricas e clássicas, dependendo da região. Conheça alguns estilos de danças indianas.

Estilo clássico:

- Bharathanatyam – Esse estilo é a forma mais pura e tradicional de dança clássica da Índia. É considerada a mais antiga de todas as formas, sendo extremamente tradicional e conhecida por sua graça, pureza e poses esculturais. Considerado a mãe de todos os estilos de danças clássicas indianas, o Bharathanatyam ou Bharat Natyam, nasceu e se desenvolveu no sul da Índia, no estado de Tamil Nadu e calcula-se que sua idade remonta mais de cinco mil anos.



- Kuchipudi - Estilo de dança clássica do estado de Andra Pradesh, no sul da Índia. Em um dos seus itens, a bailarina dança sobre um prato de latão levando um pote, também de latão, com água em cima da cabeça, enquanto executa a dança com grande destreza. Kuchipudi é uma técnica que utiliza um trabalho rítmico de pés muito rápido e bastante elaborado.
Mohinyiattam - É também originário do estado de Kerala, no sul da Índia. Seus movimentos lembram as ondas do mar arábico e o movimento dos coqueiros de Kerala, conferindo extrema graciosidade, fluidez e delicadeza à dança. A graciosidade dos movimentos é complementada pelo austero saree branco com a borda dourada, típico de Kerala.

Estilo moderno:


Bollywood Dance - Esse estilo de dança é    conhecido como Bollywood, pois é uma mistura de estilo clássico de dança indiana e passos modernos como jazz e hip hop. É um estilo moderno e as músicas são tiradas dos filmes indianos.


Fonte : http://deva-dani.blogspot.com/2009/02/danca-bhangra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário