sexta-feira, 12 de outubro de 2012

OS RITUAIS NOS TEMPLOS DO ANTIGO EGITO


Ramses II e sua esposa Nefertari participando do Festival de Opet , XVIII Dinastia - Tebas


Como é de nosso conhecimento os Antigos Egípcios eram muito ligados ao oculto e a adoração de Deuses e Deusas que por muitas vezes representavam formas da natureza ou expressões da mesma.



Os templos eram mantidos por Sacerdotes. Pessoas especialmente treinadas nas chamadas “Escolas de Mistérios” e também instruídas em diversas áreas como escultura, pintura e escrita e outros.


Os rituais nos templos eram realizados de acordo com cada Deus. As evidências arqueológicas que nos restaram foram a do ritual realizado em honra ao Deus Amon que se realizava na cidade de Tébas, atual Lúxor.


O Deus era mantido longe dos olhos do público em geral, somente os sacerdotes e o faraó tinham acesso ao recinto sagrado do Deus.


Alguns manuscritos nos contam que para fazer parte destes rituais, os sacerdotes deveriam se banhar no lago sagrado, especialmente construído para este fim no interior dos templos. Seus corpos deviam estar livres de pelos, portanto todo o corpo era raspado, incluindo a cabeça e os mesmos usavam vestimentas brancas de linho puro.


Os rituais eram realizados pelo menos duas vezes por dia: ao amanhecer e ao entardecer, onde incensos eram acesos, tochas iluminavam o recinto com pouca luz e a estátua do Deus era então banhada e untada com óleos aromáticos especiais trazidos de terras distantes e preparados previamente de forma ritualística pelos sacerdotes.


Alguns sacerdotes eram também escribas, e ficavam encarregados de tomar notas de todo o ritual.


Havia ainda os sacerdotes cantores, aos quais eram dada a função de realizarem cânticos especiais para os rituais.


Os sacerdotes podiam casar-se, se bem que os Altos Sacerdotes geralmente não o faziam, dedicando-se somente aos trabalhos nos templos, porém não podiam manter relações sexuais nos dias em que fossem participar certos rituais específicos.


Além dos rituais feitos por sacerdotes existiam os rituais feitos por sacerdotisas para determinadas Deusas como Isis e Hathor.


Os rituais feitos pelas mulheres eram semelhantes, porém as mulheres não necessitavam depilarem-se totalmente, no entanto, estas não podiam participar de nenhum ritual quando estavam em seu período fértil.


Apenas uma vez ao ano era permitido que o povo visse o Deus. Isso ocorria durante o festival conhecido como Festival de Opet, no caso de Deus Amon, quando o Deus era transportado em uma barca sagrada pelo Rio Nilo para encontrar-se com sua esposa a Deusa Mut no templo de Karnak.


Muitos atributos dos antigos rituais egípcios permanecem vivos em Sociedades Secretas atuais, mantendo assim um legado importante da humanidade, criado há mais de 3.500 anos. 



Ritual da Lua Nova 


A Leoa 
Algumas vezes estamos passando por períodos obscuros  mas não temos oportunidade ou tempo para efetuar um ritual completo de banimento e proteção.

Se entoar com esses cantos com suficiente convicção e emoção, atrairá imediatamente a atenção da Deusa Sekhmet - Deusa do Egito,uma deusa com cabeça de leoa ela era conhecida com a A Terrível , A Poderosa , A Amada de Path.

Ela dará seu auxílio. 

Você irá precisar de:
- um talismã que você use sempre e que ainda não tenha sido consagrado, de preferência
- um incenso de mirra
- uma vela vermelha
Segure o seu talismã em ambas as mãos e entoe suavemente:
Senhora do leão, da batalha e da espada,
Sekhmet, terrível deusa, estabeleça proteção ao meu redor.
Quebre as paredes que me confinam.
Ajude-me a me livrar dos inimigos e obstáculos.
Grande Senhora, ajude- me! 
Imagine Sekhmet,com sua cabeça de leoa, mostrando suas afiadas presas.Sinta-a de pé logo atrás de você, seus braços esticados para lhe proteger, suas unhas como presas prontas para rasgar seus inimigos. 

Então diga:

Leoa da destruição e vingança,
Meus inimigos me circundam,buscando minha queda.
Livre-me de suas influência, conceda-me liberdade.
Ó Poderosa e Terrível,amada de Ptah,
Atenda a meu pedido por proteção!


Para aumentar a auto-estima

Em um dia qualquer da Lua Crescente, vá a um lugar calmo; leve com você um espelho pequeno e um saquinho com pétalas de girassol. 
Ao chegar ao local, pense em todas as suas qualidades e, olhando para o espelho, diga: 

"Rá, que comanda o mundo e simboliza o sol, envie para mim poder, força e criatividade. Faça brilhar meus talentos e ofusque meus pontos negativos."
Em seguida, jogue as pétalas sobre sua cabeça e siga em frente sem olhar para trás. 

Pode continuar usando o espelho.


Ritual para chamar um novo amor/reacender o que existe




Esta magia passa de geração em geração, mas poucas são as avós que sabem sobre a origem deste encantamento.


No antigo Egito, as sacerdotisas de Ísis desciam ao templo carregando lanternas, simbolizando o momento em que a Deusa chamou a Lua para restaurar a vida de seu amado Osíris.

Use este antigo ritual egípcio para reacender a chama de um velho amor,ou experimente chamar por um novo amor em sua vida.

Com uma vela branca na mão,numa noite de Lua Nova, chame a Lua e peça o mesmo brilho renovador pelo qual Ísis um dia esperou.
Passeie ao luar com a vela na mão, pensando em como gostaria que fosse sua vida amorosa e como gostaria de ser tratada por seu amado.
Ande até que esteja satisfeita(o) com seus pensamentos.
Procure um local seguro e que não vente muito, mas ao ar livre, e deixe sua vela queimando até acabar.

Repita quantas Luas Novas quiser, ou até que se realize seu desejo.


2 comentários: